Introdução: Muitos podem ser os estilos de aprendizagem e os indivíduos priorizam o que lhes é mais conveniente na retenção da informação. No ambiente acadêmico, geralmente a sequência de estudos se dá começando pela aula com conteúdo expositivo, para posteriormente fora desse local o aluno escolher em diversas fontes quais dos dados recebidos são mais relevantes para a aplicação e retenção, seja por leitura de livros/artigos, seja por mapas mentais, mapas conceituais, etc. Dentro desse processo o texto escrito exige interpretação linear e esforço cognitivo contínuo, diferentemente das imagens, pois “a mente humana processa as imagens, produz e manuseia os símbolos, e além de conceber uma relação entre eles; o que facilitará a comunicação, pois a mente organizará a recepção e o processamento das novas informações; ressaltando o valor cognitivo das mesmas” (FILATRO; CAIRO, 2015). Portanto, a fixação do assunto pode ser maior quando associado a imagens, porque essas oferecem compreensão mais imediata, atrai o olhar em meio ao conteúdo despertando o interesse e facilita a retenção da informação pela associação da palavra à figura. Para tanto, foi pensado em resumos ilustrados para viabilizar a facilitação do aprendizado tornando-o mais lúdico e prazeroso, porém não substituindo o estudo regular mais extenso. Estes possuem cores pastéis e vibrantes para destaque, observações, ícones etc. Colocado no contexto da disciplina de eletrotermofototerapia a ilustração colabora na tradução prática de instruções e técnicas utilizadas no manuseio dos equipamentos. Por exemplo, para os alunos que encontraram dificuldade em compreender o cálculo do tempo no uso do ultrassom ao invés de colocar em parágrafos, foi exemplificado o cálculo utilizando uma ilustração de um abdômen setorizando as áreas e didaticamente apontando como proceder. Além disso, esse formato imagético mantém a diagramação acessível para eventuais consultas rápidas feitas de forma pontuais quando é necessário relembrar de algum detalhe. Objetivo: Resumos através de uma abordagem imagética e clara objetivando a facilitação do aprendizado, memorização e entendimento do conteúdo visto em sala.Metodologia: A metodologia do presente trabalho tem abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e de caráter descritivo e aplicado, pois busca melhorar a aprendizagem por meio de resumos ilustrados com aplicação prática direta, bem como analisar e relatar as percepções dos alunos em relação à utilização desse material. O período do trabalho se dá no semestre letivo, no momento em curso. Os sujeitos envolvidos são: a professora que leciona e analisa os resumos antes de serem expedidos aos alunos, a monitora que produz o material e os alunos que o recebe. Os materiais para esta atividade são feitos de forma exclusivamente online na plataforma canva contando com o apoio de geração de imagens por inteligência artificial ou pesquisa de imagem. Para ter a ciência da opinão sobre o resumo foi feito questionário via google forms. Resultados parciais e Discussão: Acerca dos resultados até o momento do semestre em curso, colheu-se dados do formulário contendo quatro perguntas: 1) Você sente facilidade no aprendizado associando o que está escrito à imagens? Sim: 100% Não: 0%. 2) Você acredita que os resumos te ajudaram no aprendizado? Sim:100% Não:0%. 3) Em uma escala de 0 a 5, o quanto te ajudou? 87,5% respondeu 5. 6,25% respondeu 4. e 6,25% respondeu 3. De forma qualitativa houve considerações como “gostei muito dos resumos e das ilustrações”, “Amei os resumos e a aula de monitoria. Foi bem didático e de fácil absorção”. Diante disso, para a maioria dos participantes da pesquisa o resumo é algo positivo que implementa a rotina de estudos e que reflete no êxito da fixação do conteúdo e da obtenção de nota. Considerações finais: Os resumos ilustrados mostraram-se eficazes no apoio à aprendizagem, facilitando a compreensão e a fixação dos conteúdos. A associação entre texto e imagem foi bem aceita pelos alunos, tornando o estudo mais atrativo e acessível. Os dados coletados indicam que essa estratégia contribui de forma positiva para o desempenho acadêmico e pode ser mantida como complemento ao estudo tradicional.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.